Pedala São Paulo veicula campanha de conscientização em 300 táxis paulistanos


Essa é a primeira campanha publicitária na parte externa em táxis que circulam por São Paulo, desde que a ação foi proibida pela Lei Cidade Limpa, em 2006.
O movimento Pedala São Paulo, em parceria com a Cartaxi e Adetax, lança campanha publicitária em 300 táxis que circulam pela capital paulista a partir desta terça-feira, 12 de novembro. É a primeira ação divulgada na parte externa de táxis paulistanos desde que este tipo de propaganda foi proibida pela Lei nº 14.223 - Cidade Limpa, em 2006. A iniciativa do Pedala São Paulo foi autorizada pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da Prefeitura de São Paulo em julho deste ano.


O anúncio em adesivagens, com mensagens que reforçam o respeito e segurança que devem existir na relação entre ciclistas e motoristas, ficará disponível nos vidros traseiros de taxis durante um mês, prazo liberado pela CPPU. A iniciativa é uma das batalhas do Pedala São Paulo, que visa conscientizar a população sobre os benefícios de utilização da bicicleta como meio de transporte. Outra meta que o movimento busca alcançar é a de proporcionar um trânsito mais flexível e sustentável na cidade, onde 150 acidentes fatais envolvendo ciclistas foram registrados, entre 2010 e 2012, pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) do município.


Formado por um Conselho de empresários, autônomos, publicitários e amantes da bicicleta que valoriza o cicloativismo, o movimento Pedala São Paulo busca incentivar a locomoção por bikes de maneira segura. A campanha publicitária de segurança e respeito é um legado que o grupo quer expandir e deixar para a população paulistana. “A veiculação de nossa campanha publicitária em táxis será acompanha de anúncios nas revistas Go Outside, Isto É, Trip e TPM, além de inserções no meio rádio, na Rádio Rock 89FM. O objetivo do movimento é aparecer em diversos meios de comunicação ao mesmo tempo, para alcançar o maior número de pessoas possível”, reforça o fundador do Pedala São Paulo, Sérgio Zolino.


Para conseguir os automóveis disponíveis, o Pedala São Paulo contou com a parceria da Cartaxi, principal empresa de publicidade em táxis do Brasil, e da Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax), que apoiam a promoção de uma convivência segura entre motoristas e ciclistas no trânsito. A iniciativa também tem o apoio da Prefeitura de São Paulo e da Casa do Bom Conteúdo.


Com o conceito "Respeito é a melhor forma de exercitar a cidadania", os anúncios apresentam mensagens diretas, como “O trânsito não é um teste de paciência. É de convivência e respeito”; “Seja com duas ou quatro rodas, somos todos iguais”; e “Trânsito. A notícia ruim é que você faz parte do problema. A boa é que você faz parte da solução”. A campanha foi criada pela AlmapBBDO, em trabalho desenvolvido pela agência de forma voluntária. A veiculação conta com o apoio da Cartaxi, sendo que as adesivagens estarão distribuídas em 300 táxis, entre todas as frotas associadas à Adetax.

O lançamento da campanha ocorrerá durante o evento “Encontro Pedala São Paulo”, que busca conscientizar a sociedade no sentido de adotar a bike como meio sustentável e também ajudar na melhoria do trânsito. Formado por debates, exposição de bicicletas e intervenções artísticas em bicicletários, a atividade será realizada nesta terça-feira, 12 de novembro, das 15h às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.


Sobre o movimento Pedala São Paulo
O Pedala São Paulo surgiu em março de 2012 com a função de concretizar ações socioesportivas por meio de bicicletas, a fim de estimular o convívio em equilíbrio com os demais veículos no trânsito da cidade. Organizado como um movimento, busca conectar e facilitar processos, ao dialogar com diversas vertentes da mobilidade urbana, por meio de experiências e análises relevantes. Uma das metas é integrar a bicicleta ao transporte público, para que o indivíduo possa andar ora de ônibus, ora de bike, contribuindo com a circulação urbana de modo consciente, sustentável e acessível.


O movimento foi idealizado por Sérgio Zolino, administrador de empresas e organizador do Circuito Adventure Camp, que há mais de três décadas utiliza a bicicleta para se locomover. 


Além de Zolino, o conselho do movimento Pedala São Paulo é integrado pelo empresário João Paulo Diniz; o publicitário Marcus SulzBacher, Diretor de Criação da AlmapBBDO; Eduardo Mello, ex-executivo da multinacional Unilever; Claudia Vidigal, empreendedora e psicóloga; Tomas Cavalieri, Diretor da 10&20 Filmes; Tani Oreggia, diretor da Kailash; Bianka Voengaerden, empreendedora social, e o Deputado Federal Walter Feldman. O Pedala São Paulo conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte de São Paulo e a parceria da Caloi, fabricante de bicicletas e equipamentos brasileiros.


Sobre a Cartaxi
Cartaxi é pioneira em publicidade em taxis no Brasil e está autorizada a veicular publicidade em táxis em mais de 500 cidades de todo o País. Criada em 1990 por Antonio Carlos Savério, a empresa tem sede em São Paulo e atende o processo de publicidade do começo ao fim, engajada às necessidades dos anunciantes. A Cartaxi conta também com um banco de dados completo que permite localizar pontos de táxis e ajudar agências e anunciantes a realizar o planejamento de suas campanhas. Em seus 23 anos de atuação, já exibiu mais de duas mil campanhas para anunciantes como Ambev, Calvin Klein, Claro e Azul, entre outros.


Sobre a Adetax
Fundada em 1970, a Associação das Empresas de Táxi do Município de São Paulo (Adetax), reúne e representa as 58 empresas de táxis de São Paulo (SP), que juntas possuem 3.800 táxis e empregam mais de 800 funcionários internos, tais como mecânicos, pintores e funileiros, entre outros. É parceira da Prefeitura de São Paulo nos mais inovadores projetos da categoria, tais como o dos Táxis Acessíveis (para cadeirantes), Táxis Híbridos e, mais recentemente, no projeto dos Táxis Elétricos. Paralelamente, busca estimular o uso do táxi entre a população paulistana e os turistas que visitam a cidade, no sentido de gerar mais corridas e também benefícios para os taxistas.

Fonte: Portal da Propaganda ( veja aqui ) a matéria no portal.