Projeto Inter-Meios mostra que, até novembro, indústria de comunicação nacional cresceu 6,1%


Se o primeiro semestre de 2013 não foi animador para o mercado publicitário, obrigando os veículos a reverem suas expectativas, o segundo parece ter conseguido reaquecer a indústria de comunicação nacional. Dados do Projeto Inter-Meios apontam que, no acumulado entre janeiro e novembro, o faturamento dos veículos brasileiros cresceu 6,1%.

Até junho deste ano, o crescimento do mercado não passava de 2,65%. Em setembro já foi possível ver a reação do setor, que ampliou seu faturamento em 4,1% no acumulado do ano. Os meses de outubro e novembro conseguiram registrar um desempenho ainda melhor, elevando os números gerais de 2013.

Entre janeiro e novembro, os veículos receberam um investimento total de R$ 29.045 bilhões. Desse montante, a maior parte (67%) continua nas mãos da TV Aberta, que acumulou crescimento de 9,4% até novembro de 2013. Entre os meios com melhor desempenho, o destaque continua sendo a Mídia Exterior, que ampliou em 19,3% seu faturamento no período. 


A segunda maior alta foi da TV por Assinatura, que cresceu 15,27%. Rádio também deu continuidade ao desempenho positivo que vem registrando em todos os meses de 2013, aumentando em 10,3% seu faturamento. Já o meio Cinema, que vinha crescendo nos meses anteriores, chegou a novembro com uma queda de 3,6% em seu faturamento. 

Também tiveram retração os meios Guias e Listas (-28,1%), responsável pela maior queda entre todos os veículos; Internet (-7%), Jornal (-3,5%) e Revista (-8,4%). Veja a participação de cada um dos veículos (share) bolo publicitário.

Veja neste link abaixo, informações do Projeto Inter-Meios dos anos anteriores.
http://taxidoor.blogspot.com.br/search/label/Inter-Meios

Veja Abaixo a matéria completa do Jornal Meio & Mensagem
http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2014/01/31/Mercado-reaquece-no-fim-de-2013